A cidade de Paracatu (Noroeste de Minas) recebeu nesta segunda-feira, 9 de junho, às 10h, audiência pública da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais com a finalidade de debater estratégias para a interiorização e consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Estado. A iniciativa foi uma parceria da Comissão com Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais, e contou com a presença do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo da Mata Machado, além de deputados estaduais e da Representação Regional do MinC em Minas Gerais.
Guarda-Mor esteve presente em busca do diálogo e aprofundamento das questões relacionadas à Política Pública de Cultura. Um dos objetivos do evento foi o de aproximar governos municipais, estadual e federal, no sentido de instituir e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
O SNC é um modelo de gestão que visa ao fortalecimento institucional das políticas culturais no país. À semelhança de outros sistemas de políticas públicas (como o SUS e o Sistema Único da Assistência Social - SUAS), o SNC é uma articulação entre o Estado - representado pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal - e a sociedade - por meio de conselhos de política cultural - que visa dar organicidade, racionalidade e estabilidade às políticas públicas de cultura. Com o SNC, a gestão pública de cultura se torna mais eficaz, planejada, participativa e com melhor uso dos recursos públicos.
Ao Guardamorense Pedro Antônio peço licença para postar uma das mais belas músicas que retrata com perfeição esta cidade hospitaleira, maravilhosa e cheia de encantos. Música: Um Lugar Compositor: Pedro Antônio. Há um lugar que você não conhece Longe do mar, mas bem perto do céu Tem um luar, dá pra contar as estrelas Nesse lugar não precisa Ter sonhos Basta colher o que a terra nos dá E semear novas canções de ninar Lá nesse lugar, não há nenhum lugar para a tristeza Sob aquele céu, eu tiro meu chapéu pra natureza Na água cristalina do riacho pequenino que se vai Eu lanço a minha voz e vou agradecer tudo ao meu pai Lá tem um mel de jataí, A vida é doce sem igual Tem sabiá, tem juriti Fruta fresquinha no quintal Tem vaga-lume que clareia Em lua cheia, lobo guará Você sabia que um dia teve até jacarandá (tamanduá) Se você quer, vou te levar Prá ser feliz em guatapará Um Guarda-Mor cuida de lá Um Guarda-Mor cuida de nós.


Comentários
Postar um comentário