A Prefeitura de Guarda-Mor lança a programação oficial para as festividades do Carnaval 2013, que acontecerá de 9 a 12 de fevereiro. Entre os nomes, estão as Bandas: Vip no dia 09, Paqua no dia 10, D'Corpo Inteiro no dia 11,Clave de Prata no dia 12.Nos dias 10 e 11(domingo e segunda-feira ) haverá SOM AUTOMOTIVO na Praça da Câmara Municipal,um compromisso de campanha feita aos jovens guardamorenses.O Prefeito Edgar José de Lima e seu vice Rômulo Ferreira da Silva estão imensamente felizes em começar a gestão presenteando a população com uma festa maravilhosa,tradicional e cultural como o carnaval.
As barracas de alimentação ficarão por conta das instituições: Asilo São Vicente de Paula,APAE,Pastoral da Criança e Casa de Apoio ao Câncer de Barretos.
De acordo com a Coordenadora de Cultura,Rosângela Bianchi-coordenadora do evento, o carnaval será um evento para as famílias,jovens e toda a comunidade guardamorense.
Lembrando que haverá premiação para os blocos carnavalescos.Todos estão convidados para festejar esta expressão cultural viva e lúdica de nossa população.
A cidade de Guarda-Mor surgiu nos tempos em que os bandeirantes começaram a extrair ouro do córrego de Paracatu. Criou-se, então, um posto de Guarda-real (maior, mor). Reza a tradição de que ao pé do Chapadão dos Pilões, teria instalado um posto de fiscalização do ouro transportado para Uberaba. Saint-Hilaire, famoso viajante francês, em sua obra intitulada "Viagem as nascentes do rio São Francisco", menciona a fazenda do Guarda-Mor ao descrever a Paracatu do século XVIII. Conta-se segundo Caetano de Faria, autor do livro Guarda-Mor: seu povo sua história que os moradores José Maria Caldeira e sua mulher Anna Francisca Ribeiro fizeram a doação das terras para edificação da capela dedicada a Santa Rita de Cássia. A PÚBLICA FORMA DE DOAÇÃO, datada de 1848, consta do Cartório local, de acordo com o livro nº 02, fls 108. Por ser terreno da Santa e, por conseguinte, gratuito, muitas famílias vieram demarcar seus respectivos lotes e formou-se, assim, o arraial. A população cresceu ...
Comentários
Postar um comentário